Esse post demorou, mas chegou, e finalmente vocês nos lerão novamente.
Durante essas semanas que se passaram, assisti a uma série da Fox, e que me causou uma brainstorm. Lie to me.
As idéias da série tanto martelaram minha cabeça por muitos e muitos dias, que pensei (e não sei por que demorei pensar nisso) em escrever um post sobre tal tema.
Em Lie to me, temos como história geral, uma empresa – The Lightman Group – liderada por Dr. Cal Lightman, que é especializada em analisar depoimentos, e fazer uma leitura das micro expressões e linguagem corporal dos indivíduos que concedem os depoimentos, e determinar a veracidade dos mesmos com base em argumentos científicos.
O Grupo se envolve em vários casos que vão de assassinato até traições em casamento, o que achei muito legal, pois mostra que a série é bastante diversificada em relação as situações.
Desde o primeiro capítulo me tornei fã. Mas quando resolvi pesquisar sobre a ciência por trás do show, fiquei em estado de tensão máxima.
O personagem Dr. Lightman é baseado no Ph.d. estadunidense Dr. Paul Ekman, e o Lightman Group foi baseado no The Ekman Group. O que deu um background real para a ciência apresentada na série, e que a tornou mais sensacional ainda. Ora. Se pensarmos em Cal interrogando você e apontando o dedo na sua cara e dizendo: “Você está mentindo, eu sei!”. E revelando suas micro expressões faciais que mostram que você está realmente mentindo. E ver que isso tudo é aplicável (a medida do possível) na vida real. Fascinante!
De acordo com Paul Ekman, sentimentos como medo, felicidade, nojo e outros são expressos por nossa face, e nosso corpo. Essas expressões são universais. E para provar isso, ele viajou o mundo, e pesquisou e fotografou as expressões destacadas nas faces de diversos homens, mulheres e crianças, dos mais letrados, até aos membros se tribos da África e Austrália afastadas da civilização. E o que ele pode concluir: As expressões são universais.
A analise de micro expressões é uma ciência que realmente pode nos ajudar e muito. Como por exemplo: o grupo Ekman, treina policiais de aeroporto, para que eles consigam interpretar algumas micro expressões presentes na face de supostos terroristas, estelionatários, traficantes e outros criminosos, o que pode facilitar a apreensão, e evitar conflitos posteriores, melhorando a segurança para os cidadãos. E fora outras aplicações que podem ser feitas com tal ciência.
A série tem seus altos e baixos, mas esse post nem é uma avaliação técnica sobre o show, e sim um apontamento sobre um assunto realmente interessante.
Segue um vídeo, sobre a aplicação dessa técnica, de polígrafo, bastante usada na série, e daí vocês conheceram um pouco mais desse assunto tão diferente. O vídeo é sobre a detecção de mentiras de Bill Clinton, em relação ao seu relacionamento com Monica Lewinski.
Por Neanderthal
Por Neanderthal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Então comente!