"Seu comentário é o único retorno que pedimos, vale como feedback, nos ajuda a melhorar nossos posts e serve de reconhecimento pelo nosso trabalho, comente as postagens, isso nos incentiva e nos deixa feliz."

17/04/2011

A Day Made of Glass... Ou não!

   Estava assistindo a este vídeo, que parece ser mais uma campanha publicitária do que uma aposta no furo da humanidade. Veja:




   Percebeu quão utópica é a fantasia deste vídeo? Não pelo fato da tecnologia ter se desenvolvido até chegar a este ponto tão confortável. Um tanto quanto mágico. Mas pela aplicação que fizeram destas tecnologias no vídeo. Ora. Uma vez que temos a cena em que uma mulher transfere dados de um “computador” em um ponto de ônibus para seu aparelho tecnológico não identificado, sendo que este “computador” estava sem proteção alguma, nem seguranças ao lado fazendo a proteção, não consigo imaginar uma situação dessa em plena cidade de São Paulo sem que vidros quebrados e pixações apareçam em minha mente. Uma cidade onde (ao que parece) os sistemas operacionais são integrados, já vejo um cracker roubando um carro em movimento na cidade de Belo Horizonte através de seu notebook (ou seja lá o que for na época) dentro de seu quarto na cidade de Muriaé.

   As preocupações tecnológicas que visam o conforto do ser humano devem sim estar em questão, mas não se pode negligenciar a necessidade de uma observação sistêmica dos processos sociais para uma medida preventiva do mau comportamento da comunidade, grupo, sociedade, o que for. Somente assim poderemos unir os benefícios das tecnologias e a consciência no bom uso das mesmas pelo ser humano.

   Observando-se que uma vez o avião foi inventando por uma pessoa que pensava em viajar de forma mais rápida para outros lugares, hoje essa mesma ferramenta é usada para fins de guerra.

   Bom, não podemos esquecer que essa campanha publicitária visa gerar lucros para o dono da empresa, nada que tenha alguma aplicação político-social, mas ainda sim, mexe com toda a nossa imaginação como um bom livro de Isaac Asimov.

Um comentário:

  1. cara vc falou tudo o que o executivo da empresa nao queria que as pessoas pensassem essistindo isso aushaushauhsauhsuah

    gostei xD

    capitalismo nao pode ser apenas resultados financeiros, pois a realidade é social, o dinheiro é só mais uma "coisa" na sociedade.

    um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou? Então comente!